Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2321
Title: Simulação de Monte Carlo para o estudo do limite de inserção de geração distribuída em redes de distribuição de energia
Authors: Becchi, Natan Gabriel
Keywords: Energia elétrica;Fluxo de potência;Sistema de distribuição
Date of Defense: 5-Dec-2018
Issue Date: 16-Jan-2019
Citation: BECCHI, Natan Gabriel. Simulação de Monte Carlo para o estudo do limite de inserção de geração distribuída em redes de distribuição de energia. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2321.
Abstract: A energia elétrica é um recurso presente em todos os países, tamanha sua importância em aspectos econômicos e sociais. Uma grande parte da estrutura física existente para comportar a transmissão e a distribuição de eletricidade foi projetada seguindo um modelo tradicional, mais antigo: grandes máquinas geradoras de energia localizadas à distância das maiores concentrações de consumidores. Todavia, o crescimento contínuo da demanda por energia elétrica somado às tecnologias mais recentes de microgeração fez surgir um novo modelo, cada vez mais difundido: a geração distribuída. Considerando as diversas vantagens da implantação da geração distribuída às redes elétricas e objetivando evitar o redimensionamento de condutores e equipamentos de custo elevado nas redes existentes, este trabalho visa determinar a máxima penetração admissível da geração distribuída no sistema, sem que sejam necessárias substituições de componentes. Uma vez que a manipulação matemática de modelos de redes elétricas envolve uma grande quantidade de variáveis e combinações, é proposto um algoritmo baseado em valores aleatórios, examinados a cada simulação, para que seja determinado o melhor caso dentre os testados. Este algoritmo é fundamentado no método de Monte Carlo utilizando os softwares MATLAB e OpenDSS para analisar um circuito existente, já modelado, para então realizar um grande volume de simulações, contemplando diversas combinações de geração distribuída inseridas nos nós do circuito. Dentre as simulações comportadas pelos condutores e equipamentos da rede, será escolhida aquela com a maior penetração de geração distribuída como o caso ótimo de aproveitamento do sistema. Foi escolhido um modelo de circuito disponibilizado pela desenvolvedora do OpenDSS como caso de teste, onde a atuação do algoritmo obteve sucesso. Após a utilização do mesmo em outros modelos de redes, conclui-se que o trabalho alcança o objetivo proposto.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2321
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018NatanGabrielBecchi.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons