Desenvolvimento de protótipo de máquina CNC de baixo custo para processos de corte e gravação em micro e pequenas empresas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-16
Orientador
Worm, Henrique
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) de pequeno porte e baixo custo para utilização nos processos de corte e gravação em micro e pequenas empresas dos ramos gráfico, joias, artesanato, madeira, plástico, entre outros. O trabalho demonstra o desenvolvimento da estrutura mecânica, drivers de acionamento e software de interface gráfica. A estrutura mecânica foi construída em formato de pórtico e possibilita a movimentação da ferramenta em três dimensões (X, Y e Z) sobre uma mesa de trabalho. Os drivers de acionamento foram concebidos em formato de PCI (Placa de Circuito Impresso) e são responsáveis por controlar os motores de passo de movimentação da máquina. Para o usuário carregar e ajustar o código CNC e funcionalidades da máquina, foi criado um software de interface gráfica. Para gerenciar o controle da máquina, uma placa microcontroladora Arduino foi utilizada, efetuando a conversão de comunicação entre interface gráfica e hardware eletrônico. O sistema desenvolvido foi validado com testes de corte e gravação em chapas de MDF, que são apresentados neste trabalho. Os resultados obtidos nos testes demonstraram que o equipamento é capaz de executar as operações de forma compatível com sistemas similares, atendendo ainda aos critérios de baixo custo.
Descrição
Palavras-chave
Protótipo fresadora; Comando Numérico Computadorizado (CNC); Motor de passo; Arduino
Citação
GOBI, Nathan. Desenvolvimento de protótipo de máquina CNC de baixo custo para processos de corte e gravação em micro e pequenas empresas. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2322.