Ferramenta para conversão e integração automática de modelos de redes de distribuição de energia elétrica com o software OpenDSS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-16
Orientador
Simon, Augusto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Um dos principais estudos necessários à operação de sistemas de distribuição de energia elétrica é a análise do fluxo de potência. Essa análise é complexa, tendo-se em vista a magnitude desses sistemas. Faz-se assim necessário o uso de softwares adequados para o modelamento das redes de distribuição que calculam o fluxo de potência e outras análises relevantes. Existem atualmente diferentes opções de softwares para o cálculo do fluxo de potência de redes de distribuição. Entretanto, os modelos resultantes não são compatíveis entre si, o que prejudica o intercâmbio de informações entre os agentes de distribuição de energia sobre os seus diferentes sistemas e demais interessados. Este trabalho aborda o problema da falta de compatibilidade entre os modelos de redes de distribuição gerados por diferentes ferramentas de software. Elegendo a ferramenta de análise MATPOWER, que se destaca pelo tamanho de sua comunidade de usuários, este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um sistema computacional capaz de converter redes elétricas modeladas a partir do MATPOWER para o modelo do sistema de código aberto OpenDSS. Ao final, para validação da ferramenta, foi analisado o resultado da resolução do fluxo de potência na rede original em comparação com o fluxo de potência da rede recriada com o algoritmo e executado no software OpenDSS. Nestas análises foram possíveis verificar que as redes convergem no mesmo número de interações, a tensão das barras divergiu em uma média de 0,2% em relação a rede original e o fluxo de potência em uma média de 4,2% inferior a rede original. Considerando estes valores dentro de limites aceitáveis e suficientemente precisos, a conversão de redes elétricas foi executada e validada com êxito através do desenvolvimento desta ferramenta.
Descrição
Palavras-chave
Fluxo de potência; distribuição de energia elétrica; OpenDSS MATPOWER
Citação
SCAPIN, Tiago. Ferramenta para conversão e integração automática de modelos de redes de distribuição de energia elétrica com o software OpenDSS. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2323.