Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2341
Title: Estudo comparativo de um pavilhão em estrutura metálica/concreto armado
Authors: Bouvié, Lucas
Keywords: Concreto Armado;Estrutura Metálica;Dimensionamento Estrutural;Pavilhão;Análise estrutural;Deslocamento horizontal
Date of Defense: 4-Dec-2018
Issue Date: 16-Jan-2019
Citation: BOUVIÉ, Lucas. Estudo comparativo de um pavilhão em estrutura metálica/concreto armado. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2341.
Abstract: A escolha do material empregado na execução da estrutura da edificação é uma etapa muito importante do projeto, dado que os diferentes materiais disponíveis apresentam características e métodos construtivos próprios que farão com que essa decisão inicial influencie significativamente em todas as outras etapas da construção. O presente trabalho visa comparar um sistema estrutural de concreto armado com outro em aço através do dimensionamento da estrutura de um pavilhão hipotético. Para a realização do estudo foram determinados, através de normas e bibliografias específicas, os valores das cargas que devem ser consideradas no dimensionamento estrutural e após, foi efetuada a modelagem das estruturas software Ftool para obtenção dos esforços solicitantes. O dimensionamento dos elementos estruturais foi realizado com o auxílio de softwares livres específicos e planilhas Excel, obedecendo à NBR 6118 (ABNT, 2014) para a estrutura em concreto armado e a NBR 8800 (ABNT, 2008) para a estrutura em aço. Ao final, como resultado do dimensionamento, obteve-se seções de 20x40 cm para os elementos vigas e colunas de concreto armado, para a estrutura metálica o dimensionamento realizado levou a definição do perfil tipo W 310x38,7 para as colunas e vigas do pórtico. Na análise dos resultados, foi possível constatar uma superioridade da estrutura metálica em relação ao deslocamento horizontal apresentado, assim como para as comparações entre peso próprio e área útil dos dois sistemas estruturais.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2341
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018LucasBouvie.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons