As principais estratégias de branding da marca Star Wars
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Data
2019-01-24
Autores
Orientador
Kreutz, Elizete De Azevedo
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Resumo
Star Wars é uma criação de George Lucas, que inovou a indústria cinematográfica em um mundo
pós-guerra e tornou-se marca. E, como tal, necessita de gestão para construir, consolidá-la, bem como manter
suas conquistas simbólicas e financeiras. O presente artigo é o resultado da análise das principais estratégias
de branding realizadas pela Star Wars durante os seis primeiros filmes da saga, tendo como objetivo verificar
como elas contribuíram para a construção e consolidação da referida marca. O mesmo se justifica tendo em
vista que já foram realizados estudos sobre Star Wars, porém sem analisar as estratégias de branding
utilizadas. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória, apoiada pela Hermenêutica de
Profundidade, a fim de contextualizar a marca sócio-historicamente. Utilizamos como instrumentos
metodológicos a pesquisa bibliográfica e de internet, estudo de caso e análise do discurso multimodal. Como
resultado, entendemos que as estratégias de branding auxiliaram na construção da marca Star Wars.
Esperamos que o estudo possa auxiliar os profissionais da área na tarefa de gestores de marca.
Descrição
Palavras-chave
Marca; Branding; Estratégias de comunicação; Imaginário; Star Wars
Citação
BORSOI, Daniela. As principais estratégias de branding da marca Star Wars. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2352.