Da abolição da escravatura ao impeachment de Dilma Rousseff: uma viagem pelas páginas seculares de O Taquaryense, o último moicano da tipografia

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-24
Orientador
Behs, Micael Vier
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Fundado em 31 de julho de 1887, o jornal O Taquaryense nasceu do idealismo de um jovem de 22 anos, Albertino Saraiva. Do prelo da antiga revista paulista A Propaganda, surgiu à luz da publicidade na época em que vigorava no Rio Grande do Sul a imprensa político-partidária. Em seus primeiros passos, entretanto, conservou-se alheio às lutas políticas, tornando-se mais tarde órgão do Partido Republicano, condição que manteve até a década de 1930, quando o declínio desse regime o obrigou a se reinventar. Desde então, circula como folha independente. Fiel à tipografia, ainda é montado letra por letra e rodado numa impressora Marinoni, comprada do Correio do Povo no início do século XX. Ostenta o título de segundo jornal mais antigo em atividade no Estado, sendo o sexto mais longevo do país. Um profundo mergulho na história desse periódico singular é o que se propõe a fazer o presente trabalho. Qual o papel desempenhado por O Taquaryense dentro da imprensa político-partidária? Como ele se reformulou ao término dessa fase para chegar até os dias atuais? De que forma as transformações do jornalismo o impactaram ao longo dos tempos? São perguntas a que esta pesquisa buscará responder, com o objetivo de demonstrar a importância e a contribuição de O Taquaryense para a imprensa. Este estudo é de cunho qualitativo e se define como exploratório e descritivo, concretizando-se por meio de levantamento bibliográfico e documental e de entrevistas com pessoas ligadas à história que será contada.
Descrição
Palavras-chave
O Taquaryense; História da imprensa; Jornalismo impresso
Citação
FLORES, Pedro Harry Dias. Da abolição da escravatura ao impeachment de Dilma Rousseff: uma viagem pelas páginas seculares de O Taquaryense, o último moicano da tipografia. 2018. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2355.