A BNCC na prática: o ensino de língua inglesa pautado por projetos pedagógicos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-24
Orientador
Mottin, Lívia Pretto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de TCC II, do curso de Letras, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, e tem o objetivo de sugerir uma abordagem de aulas de Língua Inglesa que facilite o alcance do aluno almejado pela BNCC. A temática foi escolhida em decorrência dos inúmeros questionamentos que vêm ocorrendo desde a homologação do documento, considerando sua receptividade nas escolas. Além disso, observa-se um cenário pouco animador com relação ao ensino de inglês na escola, com base nos conhecimentos de língua dos brasileiros. Desta forma, optou-se em analisar o componente curricular Língua Inglesa da BNCC para sugerir uma abordagem de trabalho que pudesse facilitar o alcance dos objetivos apontados por ela. Com este intuito, foi estudada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de que forma ela deve ocorrer e quais são seus objetivos para verificar se ela se alinha àquilo que o componente da BNCC prevê. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica para uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Após essa revisão fez-se necessária a criação de um projeto, nos moldes sugeridos pela PEPT, para que pudessem ser destacados os pontos de encontro entre a abordagem e a BNCC. Os resultados mostraram que as práticas que o trabalho com projetos propicia aos alunos corroboram com os objetivos estabelecidos na BNCC, uma vez que os principais em ambas estão relacionados à formação integral do educando, à promoção e ao exercício da cidadania ativa. No projeto descrito no trabalho são desenvolvidas habilidades específicas do componente, bem como competências gerais, evidenciando o quanto esta perspectiva tem o potencial de concretizar os objetivos da Base.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de LI; BNCC; Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho
Citação
MALLMANN, Mariana Taís. A BNCC na prática: o ensino de língua inglesa pautado por projetos pedagógicos. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2356.
Coleções