Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2356
Title: A BNCC na prática: o ensino de língua inglesa pautado por projetos pedagógicos
Authors: Mallmann, Mariana Taís
Keywords: Ensino de LI;BNCC;Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho
Date of Defense: 26-Nov-2018
Issue Date: 24-Jan-2019
Citation: MALLMANN, Mariana Taís. A BNCC na prática: o ensino de língua inglesa pautado por projetos pedagógicos. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2356.
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de TCC II, do curso de Letras, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, e tem o objetivo de sugerir uma abordagem de aulas de Língua Inglesa que facilite o alcance do aluno almejado pela BNCC. A temática foi escolhida em decorrência dos inúmeros questionamentos que vêm ocorrendo desde a homologação do documento, considerando sua receptividade nas escolas. Além disso, observa-se um cenário pouco animador com relação ao ensino de inglês na escola, com base nos conhecimentos de língua dos brasileiros. Desta forma, optou-se em analisar o componente curricular Língua Inglesa da BNCC para sugerir uma abordagem de trabalho que pudesse facilitar o alcance dos objetivos apontados por ela. Com este intuito, foi estudada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de que forma ela deve ocorrer e quais são seus objetivos para verificar se ela se alinha àquilo que o componente da BNCC prevê. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica para uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Após essa revisão fez-se necessária a criação de um projeto, nos moldes sugeridos pela PEPT, para que pudessem ser destacados os pontos de encontro entre a abordagem e a BNCC. Os resultados mostraram que as práticas que o trabalho com projetos propicia aos alunos corroboram com os objetivos estabelecidos na BNCC, uma vez que os principais em ambas estão relacionados à formação integral do educando, à promoção e ao exercício da cidadania ativa. No projeto descrito no trabalho são desenvolvidas habilidades específicas do componente, bem como competências gerais, evidenciando o quanto esta perspectiva tem o potencial de concretizar os objetivos da Base.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2356
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018MarianaTaisMallmann.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons