Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2357
Title: A leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - O que pais precisam saber?
Authors: Krüger, Letícia
Keywords: Leitura compartilhada;Habilidades metalinguísticas;Consciência Fonológica
Date of Defense: 19-Nov-2018
Issue Date: 24-Jan-2019
Citation: KRÜGER, Letícia. A leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - O que pais precisam saber?. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2357.
Abstract: O presente trabalho intitulado “A leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - o que os pais precisam saber?” foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, com a finalidade de propor orientações aos pais acerca da importância da leitura compartilhada no cotidiano infantil no sentido de desenvolver as habilidades metalinguísticas de seus filhos durante o período que antecede os anos iniciais, ou seja, durante a Educação Infantil. A pesquisa de campo constitui-se de um questionário, composto de quatro perguntas de múltipla escolha e uma questão dissertativa, criado na ferramenta do Google Docs e disponibilizado ao público via rede social Facebook, no período de um mês (1o de agosto de 2018 a 1o de setembro de 2018). O objetivo do questionário foi averiguar as percepções dos pais a respeito da leitura compartilhada. A partir da análise das respostas de 31 pais, percebeu-se que a leitura compartilhada, apesar de ser um hábito recorrente entre os sujeitos respondentes, pode ser ainda mais valorizada, principalmente como propulsora do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas das crianças, especificamente do estímulo da consciência fonológica. Para auxiliar os pais na escolha das obras literárias adequadas às idades e estimuladoras dessa consciência metalinguística, criou-se um manual com algumas sugestões de autores e obras destacando como eles, em casa, podem explorar as habilidades metalinguísticas dos filhos. Sabe-se que o estímulo à consciência metalinguística, especialmente à consciência fonológica, no período que antecede o ensino formal, está intimamente ligado ao sucesso na aquisição da leitura e da escrita. Além disso, o hábito de ler para e com a criança reforça também os laços afetivos entre quem narra e quem escuta, o que só contribui para o desenvolvimento integral da criança.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2357
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018LeticiaKruger.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons