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dc.contributor.authorSantos, Bruna Rafaela dos-
dc.date.accessioned2019-02-06T13:45:40Z-
dc.date.available2019-02-06T13:45:40Z-
dc.date.issued2019-01-24-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Rafaela dos. Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2358. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2358-
dc.description.abstractSeguindo o ritmo dos avanços tecnológicos dos últimos anos, as disciplinas e os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, sabendo-se que a educação a distância possui uma configuração diferente de sala de aula, algumas questões tiveram que ser reformuladas e repensadas para esse novo contexto, e uma delas foi a relação professor-aluno. Partindo dessas constatações, este trabalho de pesquisa buscou investigar a interação a partir das intervenções do professor, organizadas na forma de bilhetes orientadores, e seus efeitos no processo de produção textual a distância, visando identificar os pontos positivos e negativos de duas ferramentas utilizadas para esse fim: Google Docs e Tarefa do Ambiente Virtual da Univates. Para tanto, foram acompanhadas duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, na modalidade semipresencial - em que o processo de produção e de avaliação dos textos foi desenvolvido totalmente a distância -, durante o segundo semestre de 2018. A pesquisa evidenciou que o uso dos bilhetes orientadores, de fato, é um importante instrumento pedagógico no processo de produção textual a distância, embora essa ação pedagógica tenha mais efeitos em alunos que já possuem consciência do processo de escrita e reescrita. Quanto à análise das ferramentas, verificou-se que o Google Docs é a que possibilita maior interação no processo de produção textual, principalmente devido à praticidade na inserção dos comentários pelo professor e à visualização dos comentários pelos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectBilhetes orientadorespt_BR
dc.titleProdução textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1363740115770957pt_BR
mtd2-br.advisor.nameForneck, Kári Lúcia-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
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