Possibilidades de olhar o mundo através da fotografia: uma experiência na educação prisional

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-24
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa traz a fotografia para o campo da educação prisional e tem como objetivo investigar de que forma sujeitos em privação de liberdade criam narrativas a partir de fotografias de Tatsuya Tanaka. A pesquisa foi desenvolvida com todas as alunas em privação de liberdade, do NEEJA Liberdade do Presídio Estadual Feminino de Lajeado (5), com faixa etária entre 22 e 54 anos de idade. Como metodologia, utiliza-se o método do grupo focal, no qual, a produção de dados se deu através de conversas em grupos. Foram lançados questionamentos ao grupo, com o intuito de obter respostas e produzir dados com as narrativas das alunas em privação de liberdade. As conversas estiveram relacionadas às fotografias de Tatsuya Tanaka, artista japonês que fotografa ações do cotidiano e cenas da vida em miniatura. Pode-se concluir que as fotografias possibilitaram as participantes da pesquisa a criar, imaginar, acessar lembranças da infância, sentir sensações de liberdade e obter novas aprendizagens, no período da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Educação prisional; Grupo Focal; Fotografias; Narrativas
Citação
PETRY, Lidiana. Possibilidades de olhar o mundo através da fotografia: uma experiência na educação prisional. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2361.
Coleções