A gestão escolar frente aos processos de ensino e de aprendizagem na educação infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-24
Orientador
Hattge, Morgana Domênica
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
No presente resumo destaca-se que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB/96 (BRASIL, 1996), a Educação Infantil é descrita como sendo a primeira etapa da Educação básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A lei também define que a Educação Infantil será oferecida nas creches, para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para as crianças de quatro a cinco anos de idade. Desta forma a pesquisa tem como tema “A gestão escolar e o acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem em escolas públicas municipais de Educação Infantil na cidade de Bom Retiro do Sul - RS”, e se desenvolve com o objetivo de verificar como os gestores das escolas de Educação Infantil de Bom Retiro do Sul-RS, município do Vale do Taquari-RS acompanham os processos de ensino e de aprendizagem em suas instituições. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e de campo. No desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foi realizado levantamento do estado da arte acerca da história da Educação, o desenvolvimento da Educação Infantil, a gestão escolar e suas funções, as políticas públicas para a Educação Infantil, bem como o olhar do gestor para os processos de ensino e de aprendizagem. Para a pesquisa de campo foram desenvolvidas entrevistas, com cinco questões pertinentes ao tema do estudo, com gestores de escolas de Educação Infantil públicas de Bom Retiro do Sul-RS; as mesmas foram gravadas e transcritas para posterior análise. Analisando as respostas obtidas, foram elencadas quatro categorias de análise: observação, planejamento, avaliação e reuniões pedagógicas. Assim através das categorias destacadas foi possível obter respostas ao problema de pesquisa: como os gestores de escolas municipais de Educação Infantil do município de Bom retiro do Sul-RS acompanham os processos de ensino e de aprendizagem em suas instituições? Sendo pertinente a pesquisa, considerar que todas essas ações desenvolvidas pelos gestores têm a intencionalidade de acompanhar o andamento do trabalho dos professores, e também o impacto que suas ações vem gerando no desenvolvimento dos seus alunos.
Descrição
Palavras-chave
Gestão; Educação Infantil; Processos de Ensino e de Aprendizagem
Citação
SILVA, Josiane Lopes Da. A gestão escolar frente aos processos de ensino e de aprendizagem na educação infantil. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2362.
Coleções