Narrativas e experiências: pedagogia na CURES

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-25
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho toma a experiência e a narrativa como conceitos principais da investigação, que tem como foco as práticas pedagógicas realizadas por acadêmicas do Curso de Pedagogia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES). Movido pela seguinte problemática: Que narrativas são possíveis a partir das experiências das acadêmicas do Curso de Pedagogia, na CURES? Essa pesquisa tem como objetivo a criação de narrativas a partir das experiências das alunas do curso de Pedagogia que realizaram as práticas pedagógicas na CURES. Posta a questão, o estudo tem como aporte teórico Walter Benjamin (1993) e Jorge Larrosa (2014), para pensar a experiência e a narrativa. Com Michel Foucault (2010) é possível pensar a ficção, no que se refere a criação de narrativas. Para atingir o objetivo, como método, a pesquisa opera com o grupo focal, realizados em três momentos, com um pequeno grupo de estudantes de Pedagogia, que passaram pela experiência em comum, que foi a prática na CURES. As narrativas apresentadas nesta pesquisa mostram que o trabalho em equipe favorece muitas aprendizagens para as estudantes de Pedagogia, participantes deste estudo, assim como a interdisciplinaridade. Neste sentido, o planejamento é um fator muito importante para realização dos atendimentos aos usuários do serviço, pois através do planejamento é possível organizar os encontros, objetivando um melhor atendimento possível. Além disso, a pesquisa mostrou, através do Grupo Focal, que o Curso de Pedagogia tem muito a contribuir para a CURES, assim como os estagiários do curso, tem muito a aprender com as práticas no local.
Descrição
Palavras-chave
Experiência; Narrativa; Ficção; CURES; Pedagogia
Citação
HANSEL, Daiana. Narrativas e experiências: pedagogia na CURES. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2367.
Coleções