Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/240
Title: O laser em nossa vida: uma proposta de inserção da física moderna em sala de aula
Authors: Seibt, Claudia  Lattes
Keywords: Ensino de Física;Pesquisa;Laser
Date of Defense: 5-Jul-2011
Issue Date: 11-Oct-2011
Citation: SEIBT, Claudia. O laser em nossa vida: uma proposta de inserção da física moderna em sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/240.
Abstract: O objetivo geral desta dissertação foi desenvolver uma proposta de ensino investigativa, envolvendo a Física Moderna no Ensino Médio. As atividades foram realizadas com um grupo de 27 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Mário Quintana, localizado em Barão de Cotegipe/RS. O tema escolhido foi “O Laser em nossas vidas” e os procedimentos didáticos buscaram envolver os alunos no seu processo de aprendizagem através da pesquisa bibliográfica. A justificativa para a escolha do tema apóia-se na possibilidade de contextualização pois o LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – Amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) está presente em situações vivenciadas com frequência como o som ouvido de um CD, o código de barras de um supermercado, os dispositivos de iluminação pública, entre outros. A questão que norteou a pesquisa foi analisar a reação dos estudantes diante de um trabalho didático-pedagógico diferenciado, apoiado em pesquisa e planejado a partir das percepções que os mesmos tinham sobre a forma como a disciplina Física é usualmente trabalhada nas escolas e sobre as concepções de fenômenos presentes nos cotidianos. As informações foram obtidas através de questionário, entrevistas e registros constantes em instrumentos de avaliação e analisadas segundo as orientações da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados da análise indicaram que a pesquisa como princípio educativo favorece a construção do conhecimento por envolver o aluno na sua aprendizagem e pode contribuir para a modificação de estereótipos que ainda sobrevivem no ensino de Física nas escolas.
URI: http://hdl.handle.net/10737/240
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClaudiaSeibt.pdf11,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.