Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2420
Title: Projeto de mobiliário modular para espaços de convivência e aprendizagem infantil
Authors: Castoldi, Jéssica Taís
Keywords: Design;Design de Mobiliário;Educação Infantil;Furniture Design;Children's Education
Date of Defense: 28-Nov-2018
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: CASTOLDI, Jéssica Taís. Projeto de mobiliário modular para espaços de convivência e aprendizagem infantil. 2018. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2420.
Abstract: Projetar e desenvolver um produto que seja capaz de influenciar em questões de aprendizagem e desenvolvimento infantil é o desafio apresentado neste projeto. O designer precisa entender vários aspectos que envolvem este tema. Acreditando que os espaços de educação infantil possam ser ainda mais estruturados e aproveitados, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um mobiliário modular. Além disso, um móvel que possa auxiliar no desenvolvimento de aprendizagens e oferecer um produto que seja capaz se adaptar a diferentes espaços e necessidades, influenciando na convivência e aprendizagem infantil. Assim, para desenvolver este trabalho, se fez necessário pesquisar e compreender como se dá o ensino no Brasil, e o Desenvolvimento Infantil em todo seu contexto, compreender a Ludicidade e sua relação com o ensino e com os espaços de Educação Infantil, e questões referentes ao design de mobiliário, mobiliário modular, mobiliário infantil e materiais. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, foi aplicada a metodologia HCD, que é compreendida em três fases: Ouvir, Criar e Implementar. Foram realizadas entrevistas e visitas a fim de compreender melhor os espaços que atendem crianças de 0 a 6 anos. Por meio de técnicas criativas, foram desenvolvidos moodboards e mapa mental, que serviram de inspiração no desenvolvimento de alternativas, e auxiliaram na escolha da melhor alternativa, bem como materiais e processos de fabricação. A solução encontrada foi um móvel modular e minimalista, projetado principalmente para atender crianças de 3 a 4 anos. Foram desenvolvidos desenhos técnicos e renders para apresentar de maneira detalhada o produto final.
Designing and developing a product that is capable of influencing children's learning and development issues is the challenge presented in this project. The designer needs to understand various aspects that involve this topic. Believing that children's education spaces can be even more structured and harnessed, this work aims to develop modular furnishings. In addition, a mobile that can assist in the development of learning and offer a product that is able to adapt to different spaces and needs, influencing in the living and learning of children. Thus, to develop this work, it was necessary to research and understand how to teach in Brazil, and the development of children in all its context, to understand the playfulness and its relationship with the teaching and with the spaces of child education, and issues Referring to the design of furniture, modular furnishings, children's furnishings and materials. To achieve the main objective of this work, a HCD methodology was applied. The methodology is comprehended in three phases: Listening, Creating and Implementing. Interviews and visits were made to a group of children from 0 to 6 years old. Through creative techniques, the moodboard and mental map were created, which served as inspiration in the development of alternatives, and helpers in choosing the best alternative, as well as materials and manufacturing processes. One solution found was a modular and minimalist furniture, especially aimed at children from 3 to 4 years. The project was designed to present the final result of an end product.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2420
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018JessicaTaisCastoldi.pdf7,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons