Análise do desempenho mecânico do concreto convencional com adição de resíduo de vidro como substituição parcial do cimento

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-02-20
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Atualmente a sustentabilidade tem sido um dos principais desafios para indústria da construção civil, pois visa reduzir os impactos ambientais e o alto consumo dos recursos naturais. Com isso, a construção civil tem buscado e elaborado projetos com o intuito de melhorar a sustentabilidade, avaliando a reutilização de resíduos em materiais de construção. Neste contexto, pesquisou-se uma alternativa para o reaproveitamento do resíduo vítreo, proveniente do processo de moagem de garrafas do tipo long neck e do pó de vidro, oriundo do processo de jateamento com microesferas de vidro. Este estudo teve como objetivo verificar a viabilidade da adição deste resíduo vítreo como substituto parcial do cimento Portland na produção do concreto convencional. As proporções de substituições foram corrigidas em massa, estabelecidas em percentuais de 10%, 20% e 30% para todos os ensaios. Para o concreto no estado fresco, foi realizado ensaio de consistência através do método troco de cone (slump), onde todos os traços realizados ficaram entre 100mm e 160mm estabelecidos em norma; no estado endurecido, os concretos foram submetidos à ensaios de resistência à compressão axial e resistência à tração por compressão diametral aos 3, 7, 28 e 63 dias. O ensaio de absorção por capilaridade foi realizado com idade única de 28 dias, bem como módulo de elasticidade aos 63 dias. Os resultados permitiram avaliar alterações nas propriedades do concreto equiparando com um traço referência. O traço que melhor se equiparou com o traço referência em todos os ensaios, bem como atingiu os 30MPa de resistência à compressão, foi o traço com teor de 10% de substituição do cimento pelo resíduo de vidro. No ensaio de absorção por capilaridade, tal traço teve melhor desempenho, sendo o concreto com menor teor de permeabilidade. Portanto, nesta pesquisa, acredita-se que substituir parcialmente o cimento por resíduo de vidro em um teor de até 10% seja viável, visto que tal percentual em grande escala pode gerar considerável redução de impactos ambientais na extração da matéria prima e na produção do cimento, bem como dar um destino para tais resíduos de vidro.
Descrição
Palavras-chave
Resíduo Vítreo; Reciclagem do Vidro; Concreto com Resíduos
Citação
RUPPENTHAL, Lucas. Análise do desempenho mecânico do concreto convencional com adição de resíduo de vidro como substituição parcial do cimento. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2423.