Avaliação de argamassas de revestimento contendo diferentes teores de aditivo incorporador de ar utilizados em substituição à cal

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Data
2019-02-28
Orientador
Ferreira, Marcelo Freitas
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Resumo
O uso de aditivos em argamassas de revestimento é prática comum na construção civil. No Rio Grande do Sul, destaca-se o aditivo Alvenarit, usualmente utilizado em substituição à cal, que promove melhora na trabalhabilidade e aumento no rendimento da argamassa. Porém, a cal e o Alvenarit possuem características distintas e esta substituição, além de impactar no estado fresco, altera as propriedades do estado endurecido da argamassa. Há de se destacar também que o uso de aditivos implica em mudanças em parâmetros de referência tradicionais às argamassas, sendo que, frequentemente, os problemas são gerados por desconhecimento das especificações de uso destes materiais. É comum ver este julgamento ser feito por profissionais da construção, carecendo de maiores informações técnicas quanto ao preparo e controle destas argamassas. Assim, este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar os efeitos causados pela substituição da cal, por diferentes dosagens do aditivo Alvenarit, em propriedades do estado fresco e endurecido de argamassas de revestimento. Para isso, foram produzidos e ensaiados quatro traços de argamassa em laboratório, um contendo cal e os outros três contendo diferentes teores do aditivo. Os resultados obtidos comprovam a melhora na trabalhabilidade e um desempenho satisfatório nas propriedades do estado endurecido das argamassas contendo Alvenarit, o que possibilita a substituição da cal na mistura. Para os diferentes teores do aditivo, a superdosagem apresentou os melhores resultados, mostrando desempenho superior à dosagem indicada pelo fabricante.
Descrição
Palavras-chave
Alvenarit; Incorporador de ar; Revestimento argamassado
Citação
PERIN, Lucas. Avaliação de argamassas de revestimento contendo diferentes teores de aditivo incorporador de ar utilizados em substituição à cal. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2426.