Use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10737/243
Title: | A física no Ensino Fundamental: utilizando o jogo educativo “Viajando pelo Universo” |
Authors: | Melo, Marcos Gervânio De Azevedo  ![]() |
Keywords: | Jogo educativo;Ensino de Física;Inteligências Múltiplas;Aprendizagem significativa |
Date of Defense: | 5-Dec-2011 |
Issue Date: | 23-Dec-2011 |
Citation: | MELO, Marcos Gervânio De Azevedo. "A física no Ensino Fundamental: utilizando o jogo educativo “Viajando pelo Universo”". 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/243>. |
Abstract: | Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de elaborar e propor ao ambiente escolar um jogo educativo para o ensino de Física que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. A questão que este estudo procurou responder foi: “Que benefícios a utilização do jogo ‘Viajando pelo Universo’ pode proporcionar ao ambiente escolar dos alunos do último ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino?” A experiência pedagógica ocorreu em uma turma de uma escola municipal da cidade de Lajeado- RS. O estudo está fundamentado nas teorias das inteligências múltiplas de Howard Gardner e da aprendizagem significativa de David Ausubel, sendo de natureza qualitativa com enfoque direcionado ao estudo de caso. A utilização do jogo despertou interesse nos alunos e alunas, proporcionou uma atmosfera prazerosa e entusiasta, em que o discente assumiu o papel principal no processo de ensino- aprendizagem. Possibilitou, igualmente, a construção do conhecimento e a validação da atividade realizada em grupo, evidenciou habilidades e manifestou inteligências, ressaltou otimismo e segurança em relação ao processo de ensino-aprendizagem em Ciências e realçou um momento em que brincadeira e seriedade estiveram sempre juntas, oportunizando aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, demonstrando ser um interessante instrumento na verificação dessas aprendizagens. |
URI: | http://hdl.handle.net/10737/243 |
Appears in Collections: | Ensino de Ciências Exatas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MarcosMelo.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.