Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Dauana Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-03-26T17:10:55Z-
dc.date.available2019-03-26T17:10:55Z-
dc.date.issued2019-03-06-
dc.date.submitted2018-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Dauana Pereira dos. Fatores que mais influenciam na decisão de compra do cliente do segmento farmacêutico na cidade de Lajeado. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2437. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2437-
dc.description.abstractConhecer o comportamento de compra dos consumidores é uma ferramenta fundamental para os gestores e os profissionais da área de marketing. Através da análise dos desejos, das necessidades e das decisões de compra dos consumidores é possível criar um diferencial competitivo, detectando as ameaças e criando novas oportunidades. O segmento farmacêutico é um dos que mais crescem no Brasil, as farmácias e drogarias conseguem aumentar seu faturamento, não só pela venda de medicamentos, mas também com a venda de outros produtos. Sobre o ponto de vista numérico, este mercado é bastante atrativo, em contrapartida, existem concorrentes cada vez mais competitivos e por isso o objetivo geral da presente monografia é identificar quais são os fatores que mais influenciam na decisão de compra do cliente do segmento farmacêutico na cidade de Lajeado/RS. O estudo está fundamentado em um referencial teórico que traz abordagem sobre decisão de compra, o cliente, composto de marketing, segmento farmacêutico no Brasil e fatores de qualidade. A presente pesquisa classifica-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Em relação aos procedimentos teóricos para a coleta de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a técnica de levantamento ou Survey. A aplicação do questionário foi realizada com uma amostra não probabilística de 382 questionários em oito estabelecimentos farmacêuticos na cidade de Lajeado. A pesquisa mostra que o fator que mais influência na decisão de comprados clientes deste segmento é o preço, com média de 4,55 em segundo lugar, o atendimento, com média de 4,47, em terceiro lugar, o ambiente da loja com média 4,40 e em quarto lugar, a praça/localização, com média 3,94. Quanto ao perfil dos entrevistados, 61,5% são mulheres e 38,5% homens. A maioria trata alguma patologia e vai até uma farmácia mensalmente, mas 27% dos pesquisados vão até estes estabelecimentos apenas quando precisam de um medicamento/produto. Conclui-se que o consumo neste segmento aumenta cada vez mais, e que os consumidores estão mais exigentes, eles não compram apenas medicamentos, mas também outros itens, como os de higiene pessoal. Com o resultado deste estudo, os gestores deste segmento poderão criar diferencias competitivos para se destacarem diante dos seus concorrentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegmento Farmacêuticopt_BR
dc.subjectDecisão de Comprapt_BR
dc.subjectFatores de Qualidadept_BR
dc.titleFatores que mais influenciam na decisão de compra do cliente do segmento farmacêutico na cidade de Lajeadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9753567494903449pt_BR
mtd2-br.advisor.nameMarmitt, Cristina-
bdu.cnpq.areaCSApt_BR
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018DauanaPereiradosSantos.pdf812,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons