Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2441
Title: O papel da internet no empoderamento do consumidor
Authors: Zwirtes, Larissa
Keywords: Comportamento do consumidor;Empoderamento do consumidor;Processo decisório de compra;Consumidor digital
Date of Defense: 28-Nov-2018
Issue Date: 6-Mar-2019
Citation: ZWIRTES, Larissa. O papel da internet no empoderamento do consumidor. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2441.
Abstract: A presente monografia tem como objetivo verificar de que forma a internet auxilia no empoderamento do consumidor durante o processo de compra. A pesquisa tem como alicerce teórico conceitos na área de marketing, como: comportamento do consumidor, processo decisório de compra, comportamento do consumidor digital e empoderamento do consumidor, além de conceitos emergentes no que se refere a cidadania do consumidor. O levantamento dos dados se deu por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevista semiestruturada realizada com 16 pessoas, das quais 9 eram consumidoras e 7 gestoras de empresas, todas ativas na internet. Os dados também foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Os principais resultados mostram que as ferramentas da internet que empoderam o consumidor são: Facebook, Instagram, Google My Business, Reclame Aqui, Trip Advisor, Site das próprias empresas e Youtube. Os resultados também mostram que o comportamento indicado pelos entrevistados diante do consumidor empoderado é: estreitar a distância existente entre eles, utilizando diferentes canais de atendimento, além de interagir com o consumidor e demonstrar clareza nas informações fornecidas. Além disso, percebeu-se que consumidores são influenciados frequentemente por avaliações públicas na internet no momento da sua decisão de compra, pois quando positivas geram sentimentos bons como segurança e animação em comprar e quando negativas, geram sentimentos ruins como desconfiança e medo. A partir destes resultados conclui-se que a internet disponibilizou ao consumidor diferentes ferramentas para auxiliá-lo do início ao fim do seu processo de compra, permitindo-lhe o poder da informação, da comparação e da avaliação pós-compra.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2441
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

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