Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2445
Title: A aceitação da Erva-mate repousada pelo público tradicionalista gaúcho
Authors: Morás, Ricardo
Keywords: Erva-mate;Chimarrão;Mate;Tradição
Date of Defense: 19-Nov-2018
Issue Date: 6-Mar-2019
Citation: MORÁS, Ricardo. A aceitação da Erva-mate repousada pelo público tradicionalista gaúcho. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2445.
Abstract: Este trabalho procura identificar e analisar os fatores que influenciam no processo de compra da erva-mate por pessoas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Para tanto, recorreu-se ao modelo dos seis estágios de Boone e Kurtz (2009): reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, ato de compra e comportamento pós-compra. A fundamentação teórica conceituou o comportamento do consumidor, a erva-mate, o processo de decisão de compra e o composto mercadológico (4P’s). Para a realização da pesquisa foi utilizado o método qualitativo e exploratório, através da aplicação de entrevista em profundidade realizada com 15 consumidores do produto erva-mate para o chimarrão. Após analisados os dados constatou-se no grupo de fatores culturais, a influência do tradicionalismo e a forma com que a cultura molda o estilo de vida dos entrevistados. Respectivamente, nos fatores sociais e pessoais, a origem do hábito de consumo da bebida e as preferências do consumidor quanto ao tipo de erva-mate e, por último, nos fatores psicológicos, as motivações para consumo do chimarrão. Constatou-se também as percepções de qualidade no produto erva-mate, sendo que a cor foi considerada como o principal indicador. Quanto à aceitação do produto erva-mate repousada padrão uruguaio, foram colhidas informações importantes em relação a opinião dos entrevistados sobre a cor e o sabor. Por fim, diante das informações obtidas, recomenda-se à indústria ervateira fabricante deste produto específico, a formulação de estratégias que enfoquem as quatro variáveis do composto de marketing: preço, produto, praça e promoção.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2445
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

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