Identidade visual da marca: o discurso da forma

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Data
2019-02-19
Orientador
Kreutz, Elizete De Azevedo
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Resumo
A forma informa por si só e suas mensagens podem valorizar e aprimorar, como também destruir uma marca. Devido à importância do objeto de estudo, nesta pesquisa analisamos a (in)coerência discursiva da forma de três marcas publicadas na revista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do dia 15 de maio de 2018. O estudo justifica-se, pois, em pleno século XXI, ainda se cometem equívocos na construção da forma das Identidades Visuais (IV) corporativas, cuja função é traduzir a essência da marca, considerando as questões técnicas, semânticas e persuasivas. Para isso, a metodologia adotada foi a qualitativa exploratória de Gil (2002). Como resultados, os três casos estudados apresentam falhas em sua construção e estas poderão gerar percepções negativas às empresas que representam. Cabe aos empresários conhecimento básico de sintaxe visual e estarem cientes da importância da IV, para que contratem profissionais habilitados para desenvolvê-la adequadamente.
Descrição
Palavras-chave
Marca; Branding; Identidade Visual (IV); Semiótica; Forma da Marca
Citação
CANEPPELE, Henrique. Identidade visual da marca: o discurso da forma. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2461.