Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2476
Title: Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de "Campomanesia aurea" frente a bactérias causadoras de doenças alimentares
Authors: Kuhn, Daniel  Lattes
Keywords: Biofilme;Óleo essencial;Microrganismos patogênicos
Date of Defense: 21-Dec-2018
Issue Date: 3-Apr-2019
Citation: KUHN, Daniel. "Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de "Campomanesia aurea" frente a bactérias causadoras de doenças alimentares". 2018. Dissertação (Mestrado) – Curso de Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 dez. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2476>.
Abstract: Campomanesia aurea é uma planta nativa do bioma Pampa, pertencente à família Myrtaceae. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana e antibiofilme do óleo essencial de ampomanesia aurea (EOCA) contra Listeria monocytogenes ATCC 19114, Staphylococcus aureus ATCC 25923, Salmonella Enteritidis ATCC 13076 e Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853. Uma análise da composição química do EOCA foi realizada através de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (CG-EM). A análise para avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e antibiofilme foi realizada pela determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e do antibiofilme através da utilização de placas de 96 poços com auxílio de cristal violeta. A ação do padrão (E)–Nerolidol (composto majoritário da EOCA) também foi testada. A análise por CG-EM revelou a presença do sesquiterpeno (E)-Nerolidol (56,04%) como principal composto no EOCA. Atividade antimicrobiana do EOCA contra L. monocytogenes (CIM 5,0 mg.mL-1) e S. aureus (CIM 0,7 mg.mL-1) foi observada. Inibição da formação de biofilme contra L. monocytogenes, S. aureus e S. Enteritidis pôde ser observada para EOCA e (E)-Nerolidol. Os resultados demonstram que o óleo essencial de Campomanesia aurea e o padrão de (E)-Nerolidol foram eficientes contra a inibição da formação de biofilme para a maioria dos patógenos testados.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2476
Appears in Collections:Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018DanielKuhn.pdf860,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons