Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2489
Title: Contribuições da matemática na gestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES)
Authors: Pinheiro, Rafael Pires  Lattes
Keywords: Contribuições;Matemática;Etnomatemática;Empreendimentos;Autogestão;Contributions;Mathematics;Ethnomathematics;Enterprises;Self management
Date of Defense: 18-Dec-2018
Issue Date: 9-Apr-2019
Citation: PINHEIRO, Rafael Pires. "Contribuições da matemática na gestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES)". 2018. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2489>.
Abstract: Atualmente os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) mostram-se como alternativa para a inclusão da população marginalizada, pois se aproximam das pessoas com experiências e sugerem soluções coletivas através de iniciativas próprias. Baseado neste pensamento, essa dissertação de mestrado tem por objetivo desenvolver conceitos matemáticos que visam contribuir com a efetivação da autogestão dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) do município de Parauapebas/PA. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, através de entrevistas em forma de grupo focal e a realização de oficinas de estudo de conceitos matemáticos. A apreciação dos dados ocorreu através da Análise Descritiva e identificou-se inicialmente, como necessidade dos empreendimentos, a falta de formação em relação aos tópicos matemáticos necessários para a gestão, a utilização da intuição para a tomada de decisões e consequentemente a não efetivação da autogestão. Com a realização das oficinas, pôde-se desenvolver conceitos matemáticos necessários para a gestão, valorizando os conhecimentos culturais dos gestores e inserindo práticas assertivas para a busca da autogestão. Após a realização das oficinas, os gestores dos EES do município de Parauapebas/PA sinalizaram a mudança de alguns hábitos em seu cotidiano referente aos conhecimentos matemáticos desenvolvidos nas oficinas. Essa pesquisa não esgota as possibilidades de investigação das contribuições da matemática nos empreendimentos econômicos solidários na região de Carajás, pois a partir dela surgiram necessidades da comunidade que serão pesquisadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Parauapebas.
Currently Solidary Economic Entrepreneurships (SSEs) are shown as an alternative for the inclusion of marginalized population as they approach people with experience and suggest collective solutions through their own initiatives. Based on this idea, this master's thesis aims to develop mathematical concepts to contribute to the self-management of Solidary Economic Entrepreneurships (SSEs) in the city of Parauapebas, PA. For that, a qualitative, exploratory and descriptive research was carried outthrough interviews in the form of a focus group and through the realization of workshops on mathematical concepts. The data analysis was performed through the Descriptive Analysis and it was initially identified as a necessity of the enterprises the lack of training in relation to the mathematical topics necessary for the management, the use of the intuition for the decision making and consequently the non-effectiveness of the self-management. With the realization of workshops, it was possible to develop mathematical concepts necessary for management valuing the cultural knowledge of managers and inserting assertive practices for the search of self-management. After the workshops, the managers of the SSEs in the city of Parauapebas, PA signaled the change of some habits in their daily life regarding the mathematical knowledge developed in the workshops. This research does not exhaust the possibilities of researching the contributions of mathematics in Solidary Economic ntrepreneurships in the region of Carajás, because from it emerged community needs that will be researched by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - IFPA, Parauapebas Campus.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2489
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018RafaelPiresPinheiro.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons