Motivações e dificuldades na agroecologia: ações de melhorias para a gestão da produção e comercialização de alimentos orgânicos

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Data
2019-04-10
Orientador
Dalmoro, Marlon
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Resumo
Este estudo objetivou propor ações para a produção orgânica a partir da análise da percepção de dificuldades e motivações por parte de produtores agroecologistas, analisar o perfil dos produtores de alimentos orgânicos e identificar e analisar as motivações e dificuldades observadas pelos produtores frente às ações na produção de alimentos orgânicos. Para isso, foram utilizados aportes teóricos para embasar a análise das entrevistas, e permitir a análise das principais motivações e dificuldades na produção orgânica apontada pelos produtores. A pesquisa tipifica-se como qualitativa e exploratória das motivações e dificuldades para a produção de alimentos orgânicos praticada em 15 unidades familiares localizadas nos municípios de Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Rio Prado e Dona Francisca, interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise do conteúdo das entrevistas foi realizada por meio do software NVivo. Como resultados, pode-se constatar que os produtores entrevistados aprovam a adoção da produção orgânica em suas propriedades que, em regra, apresentam vantagens tanto mercadológicas como de saúde, além de proporcionarem a redução dos impactos negativos sobre os recursos naturais. Com relação às dificuldades, os produtores possuem obstáculos como o controle de pragas, clima, mão de obra qualificada, logística e comercialização dos produtos orgânicos. A partir desses resultados, foi possível concluir que: a) o baixo grau de escolaridade dos agricultores não interfere no processo produtivo, mas ainda é uma dificuldade no processo de gestão da produção e comercialização dos alimentos orgânicos; b) devido ao baixo volume de mão de obra dos núcleos familiares, esses dedicam tempo aos processos de produção, porém pouco tempo para planejar e gerenciar os processos de comercialização; c) embora haja políticas e programas de incentivo à comercialização na agricultura familiar, ainda existem carências de fomento aos processos produtivos, no sentido de expansão da oferta de insumos específicos e sementes orgânicas para produção, e, d) dentre os canais de comercialização existentes, a comercialização direta ao consumidor é considerada pelo produtor a mais estratégica. Com base nestes achados, sugere-se ações de melhorias para a gestão da produção e comercialização dos produtos orgânicos.

This study aimed to propose actions for organic production from the analysis of the perception of difficulties and motivations on the part of agroecological producers, to analyze the profile of organic food producers, and to identify and analyze the motivations and difficulties observed by producers in relation to actions in food production organic. Therefore theoretical support based the analysis of interviews, and allow the analysis of the main motivations and problems in the organic production pointed out by the producers. The qualitative and exploratory research focused on motivations and problems of organic farming developed by fifteen families in Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Rio Prado and Dona Francisca – small towns in the South State of Brazil. Interview analysis was carried out using NVivo software. Results showed that research farmers approve the adoption of organic farming in their properties, which usually provide both marketing and health advantages as well as reduce negative impacts on natural resources. Regarding the problems, farmers face obstacles such as pest control, climate, qualified labor, logistics, and organic farming commercialization. From the results it was possible to conclude that a) low level of farmers‘ education does not interfere in the production process, but it is still a problem in the process of managing the production and commercialization of organic farming; b) due to low labor number of family members, they spend time for the production process, but short time for planning and managing the commercialization; c) there are policies and encourage programs for marketing in family agriculture, but there are still deficiencies in the productive process regarding expanding the supply of specific inputs and organic seeds for production, and d) according to farmers direct commerce with consumer, among the existing commercialization channels, is considered the best strategy. According the results improvement actions for managing production and commercialization of organic farming are suggested.
Descrição
Palavras-chave
Motivações; Dificuldades; Produção orgânica; Gestão; Ações de melhorias; Motivations; Problems; Organic Farming; Management; Improvement Actions
Citação
KIST, Joice Inês. Motivações e dificuldades na agroecologia: ações de melhorias para a gestão da produção e comercialização de alimentos orgânicos. 2018. Dissertação (Mestrado) – Curso de Sistemas Ambientais Sustentáveis, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2500.