Tendencias da personalização da informação: um "GOOGLE" diferente para cada pessoa

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Data
2018-11
Orientador
Behs, Micael Vier
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Resumo
Os dispositivos móveis, como os smartphones, facilitam o acesso à produção de conteúdos, o que também aumenta o número de informações disponíveis on-line. Diante disso, a personalização surge como uma facilitadora na seleção do que tende a ser relevante a cada usuário, direcionando o conteúdo conforme características pessoais. Da mesma forma, o sistema de buscas do Google, cujo algoritmo mapeia de forma precisa os comportamentos digitais, também realiza filtragem dos resultados oferecidos. Assim, o trabalho busca analisar como a empresa efetua a seleção por meio da personalização, de modo a observar o oferecimento de informações e o estreitamento da ligação com o público. A pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, baseou-se em materiais bibliográficos e análise documental. Por meio de um questionário, aplicado com 20 pessoas de diferentes cidades e regiões do Brasil, o estudo concluiu que, para o oferecimento dos resultados, o Google faz uso principalmente da geolocalização. No que se refere a conteúdos, como os de caráter jornalístico, o recurso disponibiliza, num primeiro momento, informações novas, de relevância nacional e de sites que possibilitam a venda e/ou o oferecimento do serviço solicitado.

Mobile devices, such as smartphones, facilitate the access to the production of digital contents, which also increases the number of on-line information available. Given this, customization appears as a facilitator in the selection of what tends to be relevant to each user, directing the content according to personal characteristics. In the same way, Google's search engine, whose algorithm accurately maps digital behaviors, also filters the results offered. Thus, this research seeks to analyze how the company makes the selection through customization, in order to observe the offer of information and the narrowing of the connection with the public. This qualitative research, with descriptive features, was based on bibliographic materials and documental analysis. Through a questionnaire, sent to 20 people from different cities and regions of Brazil, the study concluded that, in order to offer the results, Google mainly uses geolocation. In relation to different contents, such as those of a journalistic nature, the resource provides, in the first instance, new information of national relevance and sites that make it possible to sell and/or offer the requested service.
Descrição
Palavras-chave
Webjornalismo; Personalização; Internet; Google; Experiência de consumo; Web journalism; Customization; Consumer experience
Citação
RITT, Ana Amélia. Tendencias da personalização da informação: um "GOOGLE" diferente para cada pessoa. 2018. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2508.
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