Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2510
Title: A relevância de se ler também nas entrelinhas
Authors: Lussani, Brendom da Cunha
Keywords: Leitura;Compreensão;Inferência;Teoria da Relevância
Date of Defense: 3-Dec-2018
Issue Date: Nov-2018
Citation: LUSSANI, Brendom da Cunha. A relevância de se ler também nas entrelinhas. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2510.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2510
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018BrendomdaCunhaLussani.pdf496,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons