Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLussani, Brendom da Cunha-
dc.date.accessioned2019-05-02T17:57:45Z-
dc.date.available2019-05-02T17:57:45Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.citationLUSSANI, Brendom da Cunha. A relevância de se ler também nas entrelinhas. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2510. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2510-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectInferênciapt_BR
dc.subjectTeoria da Relevânciapt_BR
dc.titleA relevância de se ler também nas entrelinhaspt_BR
dc.typearticlept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1363740115770957pt_BR
mtd2-br.advisor.nameForneck, Kári Lúcia-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018BrendomdaCunhaLussani.pdf496,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons