Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchmitt, Regina-
dc.date.accessioned2019-05-02T17:59:01Z-
dc.date.available2019-05-02T17:59:01Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.citationSCHMITT, Regina. A rima na educação infantil - evidências e possibilidades. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2511. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2511-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta como tema as evidências e as possibilidades de se estimular a rima na Educação Infantil. Operar com rimas é uma habilidade metalinguística que compõe a Consciência Fonológica, capacidade de representar conscientemente as propriedades fonológicas e as unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre esses sons e sua organização na formação das palavras. A investigação consistiu em questionar os professores sobre as atividades envolvendo rimas desenvolvidas em sala de aula, com que frequência são propostas e quais são as dificuldades encontradas. Com base nas respostas das professoras foram disponibilizadas estratégias a partir de jogos e conceitos básicos de Consciência Fonológica, para que elas refletissem sobre sua prática e percebessem a importância desse trabalho com a linguagem no sentido de fazer com que a criança passe a identificar semelhanças e diferenças entre os sons da fala. As oficinas aconteceram em dois dias e as professoras puderam compartilhar e adquirir conhecimentos sobre a importância do estímulo à rima na Educação Infantil, demonstrando que essa habilidade pode beneficiar o processo de compreensão do princípio alfabético. O trabalho foi descrito em forma de artigo científico, para que, desse modo, os resultados possam ser compartilhados com acadêmicos e professores interessados pela alfabetização, especialmente pelo desenvolvimento da Consciência Fonológica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRimaspt_BR
dc.titleA rima na educação infantil - evidências e possibilidadespt_BR
dc.typearticlept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5536348244806886pt_BR
mtd2-br.advisor.nameBublitz, Grasiela Kieling-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018ReginaSchmitt.pdf492,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons