Conjunto de indicadores de sustentabilidade empresarial: uma proposta de avaliação para micro e pequenas empresas do segmento agroindustrial

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-03
Orientador
Cyrne, Carlos Cândido Da Silva
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A partir do surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, a sociedade tem voltado suas atenções para a necessidade de preservar os recursos naturais. Deste modo, a partir das décadas e 80 e 90, as empresas, principais responsáveis pela extração e transformação dos recursos naturais, passaram a ter seu papel questionado pela sociedade, principalmente em relação à degradação ambiental necessitando contemplar em sua estratégia ações que visem, além de crescimento econômico, a proteção ao meio ambiente, qualidade de vida da população e igualdade social. Para mensurar a sustentabilidade dos empreendimentos, ganhou ênfase a necessidade de utilização de indicadores de sustentabilidade empresarial que, utilizados no planejamento e processo decisório, permitam o acompanhamento e avaliação das organizações em relação à sustentabilidade. Tendo em vista que a maioria dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade empresarial existentes na atualidade avaliam empresas de grande porte, o objetivo do presente estudo foi o de identificar um conjunto de indicadores apropriado as Micro e Pequenas Empresas agroindustriais aderentes aos princípios básicos da governança corporativa. Este novo conjunto de indicadores foi submetido a avaliação de proprietários de agroindústrias e acadêmicos das áreas de gestão e sustentabilidade com o intuito de avaliar a importância dos indicadores sugeridos e os aspectos relativos à facilidade na obtenção dos dados necessários à sua elaboração. Foram identificadas divergências nos pesos atribuídos pelos dois grupos participantes da pesquisa e, após a realização do cruzamento das informações relativas ao grau de importância e dificuldade dos indicadores em uma matriz específica, se pôde constatar que o conjunto proposto está adequado a realidade dos empreendimentos e poderá ser utilizado para mensurar a sustentabilidade de micro e pequenas agroindústrias contribuindo com a sustentabilidade destes empreendimentos.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento Sustentável; Governança Corporativa; Indicadores de Sustentabilidade Empresarial
Citação
SCHEUERMANN, Guilherme. Conjunto de indicadores de sustentabilidade empresarial: uma proposta de avaliação para micro e pequenas empresas do segmento agroindustrial. 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Sistemas Ambientais Sustentáveis, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 abr. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2514.