Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2521
Title: Recursos tecnológicos e geometria plana na revitalização de um ambiente hospitalar
Authors: Rech, Marglis  Lattes
Keywords: Aprendizagem;Softwares;Geometria Plana;Learning;Plane Geometry
Date of Defense: 28-Feb-2019
Issue Date: Feb-2019
Citation: RECH, Marglis. "Recursos tecnológicos e geometria plana na revitalização de um ambiente hospitalar". 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 fev. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2521>.
Abstract: A presente dissertação aborda a utilização dos softwares Sweet Home 3D, Apprenti Géomètre 2, a plataforma PhET Interactives Simulations e uma sala de espera de um hospital para a construção de conhecimentos geométricos. O problema que fundamentou essa pesquisa foi: Como a utilização de uma proposta de intervenção pedagógica utilizando os softwares educacionais Sweet Home 3D, Apprenti Géomètre 2 e Phet Interactive Simulations e a revitalização de uma sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica de um hospital pode contribuir na aprendizagem de conceitos geométricos, especialmente perímetro e área, em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental? O estudo foi realizado em uma instituição de ensino privada do município de Santa Cruz do Sul, com o público de 37 estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos, que fundamentaram o estudo foram: desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica utilizando softwares e a sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica de um hospital para a exploração de conteúdos geométricos; construir uma proposta de revitalização da sala de espera da UTI Neonatal e Pediátrica, com a finalidade de melhor atender a comunidade; identificar quais evidências de aprendizagem surgiram no decorrer das atividades propostas quanto aos conteúdos geométricos, em particular área e perímetro. A pesquisa possui natureza qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados: vídeos, gravações, fotos, registros no diário de campo, softwares e atividades realizadas com os alunos para verificação de medidas da sala de espera e cálculo de área e perímetro. Na análise de dados, foi identificado indícios de aprendizagem de área e perímetro com a utilização de softwares e o espaço do hospital, tendo em vista os resultados apresentados pelos estudantes. Os aprendizes participantes se mostraram engajados, motivados e predispostos a trabalhar as atividades propostas. Após a realização das atividades, percebeu-se uma melhoria significativa na motivação dos alunos pela aprendizagem, os quais, após a experiência, mostraram-se mais críticos, elaborando questionamentos e trazendo para a sala de aula situações de seu cotidiano. Também durante o processo de instrumentação, notou-se que os estudantes apresentaram diferentes esquemas de utilização, para a resolução de uma mesma tarefa, que permitiu observar uma diversidade de procedimentos utilizados por meio das diferentes ferramentas presentes nos menus de cada software e que são pertinentes para o trabalho com área e perímetro. Por fim, conclui-se que o envolvimento dos alunos com a construção da proposta da sala de espera e a utilização de softwares foi importante para o processo de abstração dos conceitos de área e perímetro. Desta maneira, os resultados analisados sinalizam que o uso de softwares pode apresentar-se como um recurso potencializador no ensino dos conteúdos, e ainda no reconhecimento das representações geométricas intrínsecas nesta área da Matemática.
The present dissertation addresses the use of the Sweet Home 3D software, Apprenti Géomètre 2, the PhET Interactives Simulations platform and a hospital’s waiting room for geometric knowledge construction. The problem that based this research was: How the use of a pedagogical intervention proposal using the educational software Sweet Home 3D, Apprenti Géomètre 2 and Phet Interactive Simulations and a hospital’s Neonatal and Pediatric ICU waiting room revitalization can contribute in the learning of geometric concepts, especially perimeter and area, in an Elementary School’s 8th grade? The study was carried out in a private educational institution of the Municipality of Santa Cruz do Sul, with 37 students from the 8th grade of Elementary School. The specific objectives of the study were: to develop a pedagogical intervention proposal using softwares and a hospital’s Neonatal and Pediatric ICU waiting room for the exploration of geometric contents; to build a proposal to revitalize the Neonatal and Pediatric ICU waiting room, in order to better serve the community; to identify which learning evidences appeared in the course of the proposed activities regarding the geometric contents, in particular area and perimeter. The research has qualitative nature. Videos, recordings, photos, field diary records, softwares and activities performed with the students to verify the waiting room dimensions and area and perimeter calculation were used as data collection. Taking into consideration the results presented by the students, evidences of area and perimeter learning with the use of softwares and the hospital’s space were detected in the data analysis. The participating learners were committed, driven and inclined to work on the proposed activities. After carrying out the activities, it was observed a significant improvement in the students' motivation for learning, who, after the experience, showed themselves to be more critical, elaborating questions and bringing to the classroom situations of their daily life. Also during the instrumentation process, it was noticed that different ways to solve the same task were presented by the students, which allowed to observe a variety of procedures used through different tools presented in each software menu and which are pertinent for working with area and perimeter. Finally, it was concluded that the students' involvement with the waiting room construction and the use of softwares were important for the concepts of area and perimeter’s analysis process. In this way, the analyzed results indicate that the use of softwares can be introduced as a potential resource in contents teaching, and also in the recognition of the intrinsic geometric representations in this area of Mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2521
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019MarglisRech.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons