Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2523
Title: Explorando função do 1º grau com alunos do 1º ano do ensino médio utilizando investigação matemática
Authors: Nascimento, Rosimiro Araújo do  Lattes
Keywords: Investigação Matemática;Função Afim;Ensino Médio;Trabalho Colaborativo;Mathematic Investigation;Function of the First Degree;High School. Collaborative Work
Date of Defense: 28-Feb-2019
Issue Date: Feb-2019
Citation: NASCIMENTO, Rosimiro Araújo do. "Explorando função do 1º grau com alunos do 1º ano do ensino médio utilizando investigação matemática". 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 fev. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2523>.
Abstract: O ensino de Matemática tem passado por constantes transformações provocadas por profissionais compromissados com o ensino dessa Ciência. Nesse sentido, a presente dissertação foi desenvolvida com a participação de 26 alunos do primeiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio pertencente a uma Escola Pública Federal localizada na região sul do Maranhão. A pesquisa de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, teve como objetivo geral analisar as conjecturas e estratégias elaboradas pelos alunos, da 1o ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, a partir de atividades investigativas com foco na função do 1o grau. Esse propósito teve como alicerce a metodologia da Investigação Matemática defendida por Ponte, Brocardo e Oliveira (2013). Os dados que nortearam a elaboração do presente trabalho foram coletados por meio do diário de campo do pesquisador, caderno de anotações dos alunos, gravador de voz, fotografias e filmagens. Os resultados mostraram que os alunos elaboraram várias conjecturas e usaram variadas estratégias como, por exemplo, desenhos para representar uma situação problemática, tabelas, gráficos, regra de três simples etc. Observou-se que as ideias construídas possibilitaram as justificativas das tarefas e a aprendizagem no assunto de função do 1o grau. Constatou-se que os discentes evoluíram na resolução das atividades e socialização dos conhecimentos. Assim, verificou-se que a metodologia de ensino assegurada pela Investigação Matemática pode ser implementada na sala de aula.
The teaching of Mathematics has been gone through constant transformations caused by committed professionals with the teaching of this Science. In this sense, this dissertation was developed with a participation of 26 Professional Technical High School students from the first grade of a Federal School located in the Southern region of Maranhão. The research, focusing on a qualitative approach and case study, aimed at analyzing conjectures and strategies created by Professional Technical High School students from the first grade of Information, starting from investigative activities focusing on function of the first degree. This purpose was based on the methodology of Mathematical Investigation defended by Ponte, Brocardo and Oliveira (2013). The data which provided the creation of this paper were collected through a field journal of the researcher, notebook of the students, voice recorder, photographs and recordings. The results showed that the students created several conjectures and used lots of strategies like, for example, drawings to represent a problem situation, charts, graphs, rule of three etc. One observed that the ideas constructed enabled the justifications for the tasks and the learning of the functions of the first degree. One found that the students evolved in the resolution of the activities and knowledge socialization. Thus, one checked that the teaching methodology assured by the Mathematical Investigation can be implemented in class.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2523
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RosimiroNascimento.pdf7,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons