Ensino de eletroquímica: contribuição de um objeto de aprendizagem na construção de conhecimento de condutividade elétrica

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-03
Orientador
Oliveira, Eniz Conceição
Banca
Oliveira, Eniz Conceição
Herber, Jane
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Pino, José Claudio Del
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O tema do presente estudo é: “Ensino de eletroquímica: contribuições de um objeto de aprendizagem na construção de conhecimentos de condutividade elétrica”. Ao desenvolvê-lo, analisam-se as implicações e contribuições do uso de um Objeto de Aprendizagem sobre condutividade nos conhecimentos de Química, de alunos iniciantes do curso de Licenciatura em Química. Temos objetivo investigar de que maneira o Objeto de Aprendizagem (OA) pode auxiliar os alunos na construção do conhecimento a respeito do conteúdo de eletroquímica, na disciplina de Química. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo qualitativo, utilizando questionários e o roteiro para qualificar a utilização do Objeto de aprendizagem. Fundamentamos nossos estudos nas perspectivas dos seguintes teóricos: Valente (2002), Tajra (2012) e Penteado (2005), além de outros autores, que nos auxiliaram no desenvolvimento da pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados três questionários e as questões do produto educacional. Os dados foram avaliados através da Análise Descritiva. Os resultados apontam que antes da utilização do OA, os alunos tiveram uma média baixa de aproveitamento, o que pode ser justificado pelo fato de o tema corrente elétrica ser um conteúdo visto na Química no Ensino Médio, como parte de outros conteúdos. Após a utilização do OA, através do roteiro proposto no Produto Educacional, houve uma significativa melhora no desempenho dos alunos, que compreenderam bem melhor os conteúdos. Ficou evidente nas falas dos alunos o interesse, a aceitação e a empolgação na utilização do OA.

The theme chosen to develop this paper was “Electrochemical teaching:contributions of a learning object in the construction of electric conductivity knowledge”. In the paper is analyzed the implications that the usage of a Learning Object about conductivity contributes in the learning of knowledge regarding Chemistry to beginner students of the Licentiate in Chemistry. We have as a goal investigate in what way the Learning Object (OA) can support in the construction of knowledge of the students in the subject of Chemistry for the content of electrochemistry. As methodology process were used the qualitative study with the usage of questionnaires and script for a better usage of the Learning Object. Therefore, we based our studies in the perspectives of the following theorists: Valente (2002), Tajra (2012) e Penteado (2005) as well as in other authors and theorists who helped us in the development of the research. For the data gathering were used three questionnaires and the educational product issues. The data were assessed through the Descriptive Analyses. As results we got that before the usage of the OA the students had a low performance average, however this can be justify by the fact that the theme electric current is a content seen in Chemistry in High School as part of other contents. After the usage of the OA by the proposed roadmap in the Educational Product, the comprehension of the theme had a substantial improvement in the students’ performance. It became evident in the students’ speaking the interest, the acceptance and the excitement in the usage of the OA.
Descrição
Palavras-chave
Ensino; Eletroquímica; Condutividade; Objeto de aprendizagem; Teaching; Electrochemical; Conductivity; Learning Object
Citação
SETE, Douglas Gonçalves. Ensino de eletroquímica: contribuição de um objeto de aprendizagem na construção de conhecimento de condutividade elétrica. 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 mar. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2527.