Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2531
Title: Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis: PBL - Problem Based Learning na disciplina de arbitragem e perícia contábil
Authors: Andrade, Adriano Barreira de  Lattes
Keywords: Metodologias ativas de ensino;PBL – problem based learning;Ciências Contábeis
Date of Defense: 5-Nov-2018
Issue Date: Nov-2018
Citation: ANDRADE, Adriano Barreira de. "Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis: PBL - Problem Based Learning na disciplina de arbitragem e perícia contábil". 2018. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 nov. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2531>.
Abstract: A presente pesquisa está direcionada para a compreensão das metodologias ativas de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis. Defende-se que, na sala de aula, o aluno deve ser responsável pela construção do seu conhecimento. Assim, o estudo teve como objetivo investigar como o uso de metodologias ativas em sala de aula, considerando a aplicação do problem based learning (PBL), promove a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de graduandos em Ciências Contábeis. O PBL permite o desenvolvimento do pensamento reflexivo, incentiva a investigação científica, aproxima o indivíduo do meio em que está inserido, suscita o desejo permanente de aperfeiçoamento por meio do desenvolvimento das habilidades de autoavaliação e estimula a troca de conhecimentos e experiências (MARTINS et al., 2015). Utilizou-se a abordagem quali quantitativa e, em relação aos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Considerando os procedimentos técnicos, trata-se de uma aproximação ao estudo de caso, tendo sido utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e questionários aplicados no início e no final da experiência, em uma turma de graduandos em Ciências Contábeis na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil. A pesquisa foi realizada no CEULP/ULBRA, localizado em Palmas – TO. A respeito dos resultados, segundo os relatos dos alunos, após a participação em aulas baseadas no PBL, houve melhora na aprendizagem e aumento do desenvolvimento da autonomia acadêmica. Cabe ressaltar que a habilidade de trabalhar em equipe, citada inúmeras vezes pelos sujeitos da pesquisa como o item que mais demandou atenção, bem como a habilidade de superar as dificuldades apresentadas, foram essenciais para o sucesso na solução do problema proposto. Foram apontados nos resultados as opiniões dos alunos acerca da ampliação da aprendizagem, bem como sentiram-se mais autônomos após a experiência com o PBL.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2531
Appears in Collections:Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019AdrianoBarreiradeAndrade.pdf9,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons