Estudo do desempenho físico e mecânico da argamassa de revestimento com a substituição do agregado miúdo por resíduo de porcelanato

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Gauer, Emanuele Amanda
Banca
Righi, Débora Pedroso
Mascolo, Rafael
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A construção civil é uma das áreas com expressiva importância na movimentação da economia, mas também é motivo de preocupação, pois de todos os resíduos gerados no país, mais de 50% é oriundo desta atividade. Inúmeros estudos são desenvolvidos em torno deste problema na busca de reaproveitar os resíduos gerados e na tentativa de reduzir os seus impactos negativos. Este trabalho visa, assim, estudar o desempenho físico e mecânico da argamassa de revestimento produzida com a inserção de resíduo de porcelanato em substituição ao agregado miúdo (areia). Para isso, as argamassas foram confeccionadas com a substituição da areia pelo resíduo nas proporções de 25%, 50%, 75% e 100% em massa. O resíduo foi obtido da moagem de refugos de placas de revestimento de porcelanato, oriundos de uma obra da cidade de Lajeado/RS. Para as argamassas no estado fresco e endurecido, foi possível observar que a densidade de massa dos traços que receberam os teores de substituição diminuiu em relação ao traço com 100% areia. Este resultado está atrelado às características do resíduo, que apresenta menor densidade de massa que o agregado natural e maior teor de ar incorporado no estado fresco e endurecido da argamassa. Para que o índice de consistência fosse atingido os valores da relação água/cimento aumentaram até 34% com o aumento do teor de resíduo. Sabe-se que a relação água/cimento está diretamente ligada à resistência do material no seu estado endurecido, e mesmo recebendo mais água na mistura, os corpos-de-prova moldados com as argamassas que receberam a substituição do agregado miúdo apresentaram desempenho físico e mecânico igual ou superior ao traço referência. Desta forma, os resultados demonstraram um desempenho positivo no uso do resíduo de porcelanato na confecção de argamassas de revestimento.
Descrição
Palavras-chave
Argamassas; Resíduos de porcelanato; Agregado miúdo
Citação
MATIELO, André Luis. Estudo do desempenho físico e mecânico da argamassa de revestimento com a substituição do agregado miúdo por resíduo de porcelanato. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2553.