Análise comparativa com enfoque na estabilidade global de edifício de múltiplos pavimentos utilizando o modelo IV e o modelo VI do software CAD/TQS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Schmitz, Rebeca Jéssica
Banca
Velho, Douglas Ferreira
Júnior, Valmir Stani Fell
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Os efeitos de estabilidade global podem ser classificados como de 1a ordem, quando o equilíbrio é analisado na configuração geométrica inicial da estrutura, ou, de 2a ordem, quando o equilíbrio passa a ser analisado na condição deformada da estrutura. Para a consideração destes efeitos, as estruturas são classificadas como sendo de nós fixos ou nós móveis. De acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014) os parâmetros para classificação da deslocabilidade da estrutura são o parâmetro α e o coeficiente γz. Em se tratando de edifícios, o software CAD/TQS é uma importante ferramenta para elaboração de projetos estruturais, este possui em seu sistema dois modelos estruturais: o Modelo IV e o Modelo VI. Os modelos se diferem na forma de análise da laje do pavimento, enquanto o Modelo IV considera um sistema de pórtico espacial (pilares e vigas) em conjunto com a ação do pavimento discretizado conforme modelo de laje adotado de forma independente, o Modelo VI trabalha incorporando pilares, vigas e a laje em um único pórtico espacial. Considerando o cenário apresentado, o objetivo do presente estudo é comparar, com enfoque na estabilidade global, edifícios de múltiplos pavimentos através dos modelos estruturais disponíveis no software CAD/TQS. A obtenção de dados para o estudo de caso realizado ocorreu através do processamento de oito exemplos de edifícios no software CAD/TQS, sedo quatro deles utilizando o Modelo IV, e outros quatro, com o Modelo VI. Os exemplos diferiram no sistema estrutural adotado, sistema convencional ou de lajes lisas, e no número de pavimentos, sendo feitas simulações com 10 e 20 pavimentos. O método de análise dos efeitos de 2a ordem pelo software foi através do processo P-Delta, sendo que seus resultados foram analisados através do coeficiente RM2M1, disponibilizado na saída de dados do software. Também foram avaliadas as taxas de armaduras resultantes para lajes, vigas e pilares e o quantitativo total de concreto e aço resultantes para cada exemplo. A partir da análise dos dados, foi possível confirmar a hipótese do presente trabalho: os coeficientes de estabilidade global terão redução em estruturas onde as lajes contribuem de forma mais significativa para a rigidez global, quando for utilizado o Modelo VI em relação ao Modelo IV. Além disso, foi verificado que a efetividade na diminuição dos coeficientes de estabilidade global com o uso do Modelo VI tem relação com a magnitude das cargas horizontais incidentes na estrutura, consequentemente, com a altura do edifício.
Descrição
Palavras-chave
Estabilidade Global; Modelagem de Edifícios; CAD/TQS
Citação
KRISTINER, Isabel. Análise comparativa com enfoque na estabilidade global de edifício de múltiplos pavimentos utilizando o modelo IV e o modelo VI do software CAD/TQS. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2557.