Avaliação metrológica de sistemas de medição de vazão

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-03-07
Orientador
Schaeffer, Robson Dagmar
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho descreve uma avaliação metrológica de três medidores de vazão, Smar LD302, Emerson 8742 e Applitech AP-7000. Para a realização dos ensaios utilizou-se uma planta piloto de processos com barramento de campo Foundation Fieldbus. Tal avaliação consiste na comparação metrológica do desempenho de três medidores de vazão com princípios de funcionamento distintos: pressão diferencial por placa de orifício, eletromagnético e área variável. A motivação para este trabalho surgiu através de estudos e pesquisas sobre o estado da arte de avaliações metrológicas de medidores de vazão. O trabalho tem por objetivo a caracterização dos medidores de vazão Smar LD302, Emerson 8742 e Applitech AP-7000. A avaliação do desempenho de cada um deles é demonstrada através dos resultados obtidos nos ensaios, fazendo-se o levantamento das curvas de calibração e de erro utilizando uma Planta de Líquidos do Laboratório de Automação Industrial (LAI) do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES que é baseada no protocolo de comunicação industrial Foundation Fieldbus. Palavras-chave: Sistemas de medição de vazão, Calibração, Incerteza de Medição, Metrologia, Instrumentação, Controle e Automação e Barramentos de campo.
Descrição
Palavras-chave
Sistemas de medição de vazão; Calibração; Incerteza de Medição; Metrologia; Instrumentação; Controle e Automação; Barramentos de campo
Citação
BERGMANN, Guilherme. Avaliação metrológica de sistemas de medição de vazão. 2012. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/256.