Automatização do processo de contenção de ameaças baseada em ferramenta de IDS/IPS (Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusão)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-03-07
Orientador
Schneiders, Luís Antônio
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A área de segurança de redes não era tão importante na década de 90 como tem sido nos dias atuais, pois encontrava-se disponível somente em universidades e grandes empresas, e apenas pessoas que possuíam vínculos com essas instituições podiam usufruir desse benefício. Com o passar do tempo, essa realidade tem se alterado, pois com o avanço da tecnologia e a queda nos custos de implantação, a rede de dados está cada vez mais interconectada. Essa evolução tem facilitado a rotina de pessoas que fazem uso de uma rede de computadores, mas, em contrapartida, isso trouxe diversos problemas quanto à segurança da rede de dados. Sendo assim, automatizar um processo que detecte uma intrusão é extremamente importante, pois pode-se evitar um ataque antes que este afete a integridade da rede. Diante desse contexto este estudo apresenta e implementa ferramentas que podem elevar a segurança de uma rede de dados, e tornar possível o processo automático de bloqueio de intrusos e tráfegos não desejados por meio de um sistema de detecção e prevenção de intrusão. Palavras-chaves: Segurança à rede. Sistema de detecção e prevenção de intrusão, Ataques. Ameaças.
Descrição
Palavras-chave
Segurança à rede; Sistema de detecção e prevenção de intrusão; Ataques; Ameaças
Citação
COSER, Ezequiel. Automatização do processo de contenção de ameaças baseada em ferramenta de IDS/IPS (Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusão). 2012. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/257.