Análise da viabilidade econômica e financeira de um campo de futebol sintético na cidade de Arroio do Meio/RS considerando o risco associado ao retorno

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-05
Orientador
Führ, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Planejamento e conhecimento são fundamentais para a tomada de decisão, especialmente no momento que se deseja investir um novo empreendimento. Esta pesquisa objetiva analisar a viabilidade econômica e financeira de investimento em um campo de futebol sintético com salão-bar para locação, construída em uma área alagável, no município de Arroio do Meio/RS, considerando o risco associado ao retorno. Tendo como objetivos específicos mensurar o investimento total inicial do futuro empreendimento; simular formas de financiamento do investimento; determinar as estimativas de receitas, custos e despesas do empreendimento; calcular lucratividade e rentabilidade por meio de indicadores econômico-financeiros, como VPL, TIR, Payback descontado e medir o risco associado ao retorno por meio de indicadores estatísticos como média ponderada, desvio padrão e coeficiente de variação. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa exploratória, descritiva e de natureza aplicada, também é definida com abordagem quanti-qualitativa, sendo realizada por meio de estudo de caso e pesquisas bibliográfica e documental. Os dados coletados por meio de informações com fornecedores, empresas do setor e órgãos públicos foram analisados por meio de planilhas do Microsoft Excel2010 e calculadora HP12C. A pesquisa demonstrou que nos cenários realistas, muito otimista, otimista e pessimista há viabilidade nas análises de TIR, Payback descontado e VPL, apenas o cenário muito pessimista não demonstra viabilidade financeira. Com relação ao risco associado ao retorno o empreendimento tem risco de baixo a médio, exigindo que o investidor tenha um perfil arrojado.
Descrição
Palavras-chave
Análise de viabilidade financeira; Campo de futebol; Risco associado ao retorno
Citação
KUNRATH, Abel. Análise da viabilidade econômica e financeira de um campo de futebol sintético na cidade de Arroio do Meio/RS considerando o risco associado ao retorno. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2589.