Camiseta: mais do que moda, uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI

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Data
2012-03-07
Orientador
Kreutz, Elizete De Azevedo
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Resumo
A camiseta surgiu como uma necessidade para a movimentação no trabalho e a prática de esportes, mas também como forma de protesto e rebeldia dos jovens, caracterizando a situação econômica e social de uma época e de um lugar, usada para identificar e comunicar ideias, pessoas e grupos. Seus tecidos, estampas, técnicas de criação se aperfeiçoaram ao passar dos anos, sendo empregada para diversas outras finalidades. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, documental e de arquivos, que tem como objetivo analisar as diferentes funções da camiseta como uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI. Sendo assim, tem como referência autores e filósofos no assunto, imagens atuais em periódicos especializados em moda e outros. Diante desta análise, verifica-se a crescente utilização da camiseta pelo jovem transmitindo sua personalidade e comportamento através da peça codificada, em que ele se identifica e, ao mesmo tempo, se diferencia de determinados grupos sociais, ideais e atitudes. Palavras-chave: Camiseta. Moda. Comunicação. Design. Consumo.
Descrição
Palavras-chave
Camiseta; Moda; Comunicação; Design; Consumo
Citação
OST, Fernanda. Camiseta: mais do que moda, uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI. 2012. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/259.
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