Good Times: o agênero na moda por meio do discurso multimodal da marca Bolovo

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Data
2019-06
Orientador
Costa, Josiane Andréia Da
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Resumo
Em 2015 o agênero ganhou notoriedade no mundo da moda e segundo (BERRUEZO, RIBEIRO, MORENA, 2018) vem com a proposta de desmistificar e desvincular os estereótipos masculino e feminino. A pesquisa caracterizada como qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002) de caráter crítico/interpretativo (SANTOS, 2008) teve como procedimento metodológico a revisão bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) e a pesquisa de internet (YAMAOKA, 2008) para que fosse analisado o agênero na moda através do discurso multimodal da marca Bolovo, que surgiu em 2006, no estado de São Paulo. Após discorrer sobre a história da moda e o binarismo de gênero, levantar dados sobre o agênero na atualidade e compreender como funciona o discurso multimodal foi possível compreender que a marca Bolovo, apesar de não se nomear uma marca agênera, se apresenta como tal por meio de um posicionamento coeso tanto no site oficial, quanto nas redes sociais Facebook e Instagram, em que a suas roupas são utilizadas por ambos os sexos, seja em campanhas ou em postagens de compradores, indiferente da cor ou modelagem das peças.
Descrição
Palavras-chave
Marca; Moda; Discurso multimodal; Agênero; Marca Bolovo
Citação
COELHO, Matheus Bender. Good Times: o agênero na moda por meio do discurso multimodal da marca Bolovo. 2019. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2591.