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Title: Projeto gráfico para auxiliar a comunicação da Instituição Beneficente FUNDEF
Authors: Pinheiro, Lucas Monteiro
Keywords: Instituições beneficentes;Fissura labiopalatais;Design;Design social;Charitable entities;Cleft lip and palate;Social design
Date of Defense: 27-Jun-2019
Issue Date: Jun-2019
Citation: PINHEIRO, Lucas Monteiro. Projeto gráfico para auxiliar a comunicação da Instituição Beneficente FUNDEF. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2592.
Abstract: Desenvolver um produto, serviço ou comunicação que indique uma relação positiva com o público-alvo, emitindo sua mensagem de maneira assertiva, é um dos grandes desafios de todo projeto de design. Compreende-se a responsabilidade e o papel do design na construção de uma sociedade mais favorável e colaborativa, gerando mudanças que contribuam para melhorar o bem-estar humano e dos meios subsistentes. O profissional do design compreende um repertório de conhecimentos e estratégias para criar propósitos que unem o desenvolvimento humano e capital social a fim de diminuir ou solucionar problemas que impactam em qualidade de vida, podendo ser tratado como um agente de transformação social. O presente trabalho objetivou desenvolver um projeto de design gráfico, seguindo a metodologia projetual de Bruno Munari (2008), para a Fundação de Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (FUNDEF), focado na comunicação das ações realizadas pela entidade, com a finalidade de gerar maior abrangência, inclusão social de pacientes portadores de fissuras labiopalatais e percepção de valor para com a sociedade. Como inspiração e ferramenta para o processo criativo, o trabalho contou com a perspectiva e a sensibilidade do design social, realizando-se uma pesquisa exploratória qualitativa em forma de entrevistas narrativas, com profissionais e pacientes ativos da FUNDEF. Acredita-se que o designer tem grande potencial de auxiliar instituições beneficentes ̶ em sua maioria carentes de recursos financeiros ̶como as ONGs, para desenvolver uma comunicação consistente do seu relevante papel para a sociedade.
Developing a product, service or communication that indicates a positive relationship with the target audience, issuing your message in an assertive manner, is one of the great challenges of every design project. It is understood the responsibility and role of design in the construction of a more favorable and collaborative society, generating changes that contribute to improve human well-being and subsistent means. The design professional comprises a repertoire of knowledge and strategies to create purposes that unite human development and social capital in order to reduce or solve problems that impact on quality of life, and can be treated as an agent of social transformation. The present work aims to develop a graphic design project, following the design methodology of Bruno Munari (2008), for the Rehabilitation Foundation of Craniofacial deformities (FUNDEF), focused on the communication of actions undertaken by the entity, In order to generate greater scope, social inclusion of patients with cleft lip and palate and perception of value to society. As inspiration and tool for the creative process, the work relied on the perspective and sensitivity of social design, conducting a qualitative exploratory research in the form of narrative interviews, with professionals and active patients of FUNDEF. It is believed that the designer has great potential to assist charitable institutions ̶mostly lacking financial resources ̶such as NGOs, to develop a consistent communication of their relevant role to society.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2592
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