Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2593
Title: O design de superfície despertando diferentes emoções. A influência das cores e das formas na criação de uma coleção de estampas
Authors: Pizzutti, Lídia Ingrid Cavalleri
Keywords: Design de Superfície;Design Emocional;Psicologia das cores;Surface Design;Emotional Design;Psychology of colours
Date of Defense: 27-Jun-2019
Issue Date: Jun-2019
Citation: PIZZUTTI, Lídia Ingrid Cavalleri. O design de superfície despertando diferentes emoções. A influência das cores e das formas na criação de uma coleção de estampas. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2593.
Abstract: Hoje um dos maiores desafios ao desenvolver um projeto de design é criar produtos e campanhas com significado e valor emocional, criando assim um laço afetivo com o consumidor. O presente trabalho tem como objetivo avaliar se é possível, por meio do Design de Superfície e do estudo das cores e das formas, criar um grupo de estampas capaz de despertar nas pessoas emoções preestabelecidas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas áreas de design, emoções humanas, design emocional, psicologia das cores, psicologia das formas e design de superfície. Para o desenvolvimento do presente trabalho a metodologia aplicada foi a do designer Bruno Munari. Serviram como inspiração para a criação das estampas o referencial teórico e cinco moodboards desenvolvidos, um para cada uma das cinco estampas. Também foi tido como inspiração para as estampas o artista e pintor Vincent Van Gogh, considerando que ele sempre expressou muita emoção em sua arte, foram analisadas em cinco de suas obras aspectos do design, uso de cores e formas.
Nowadays one of the biggest challenges in developing a design project is to create products and campaigns with meaning and emotional value, thus creating an affective bond with the consumer. This research aims to evaluate if it is possible to create a group of prints capable of awakening in people pre-established feelings, through the Design of Surface and the study of colours and forms. For that, a research was carried out in the areas of design, human emotions, emotional design, colour psychology, shape psychology and surface design. For the development of this study we applied the designer Bruno Munari’s methodology. The theoretical reference and five developed moodboards, one for each of the five prints, served as inspiration for the creation of the prints. The prints were also ispired by the artist and painter Vincent Van Gogh, considering that he has always expressed great emotion in his art. In these works aspects of the design, use of colours and shapes were analyzed.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2593
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019LidiaIngridCavalleriPizzutti.pdf12,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons