A ludicidade no processo de alfabetização

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Data
2019-06
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
Este estudo aborda o uso de diferentes práticas lúdicas aliadas ao processo de ensino nos Anos Iniciais, unindo atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras de forma enriquecedora para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Pretende-se verificar aqui como a ludicidade contribui na alfabetização dos alunos de primeiro e segundo anos do ensino fundamental, com base em alguns autores da área da educação, tais como Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Val (2006), Moyles (2002), Fortuna (2012), Kishimoto (2000) e Macedo, Petty e Passos (2000). A metodologia, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de analisar como o lúdico é trabalhado nessas turmas. Para tanto, abarca o uso de questionários, junto a docentes dos Anos Iniciais de duas escolas, uma escola da rede pública e outra escola da rede privada de ensino, localizadas no Vale do Taquari /RS. Durante a visita realizada às escolas, foi possível perceber como as práticas lúdicas estão presentes no cotidiano escolar, pois, além do material apostilado oferecido pela instituição da rede privada e do livro didático na rede pública, os professores buscam formas de inserir a ludicidade no planejamento, seja por meio da música, do jogo ou das brincadeiras, tornando a aprendizagem mais convidativa e prazerosa.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização; Ludicidade; Anos Iniciais
Citação
SANTOS, Isóldi Dos. A ludicidade no processo de alfabetização. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2595.
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