Educação infantil: um olhar sobre o planejamento e as práticas pedagógicas com bebês

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta monografia tem como objetivo analisar como se constituem o planejamento docente e as práticas pedagógicas dos professores de bebês de 4 a 18 meses. Como aporte teórico, utiliza os estudos de Andrade (2010), Arce (2002), Barbosa (2009), Brasil (2018) e Horn (2004; 2017), entre outros. Apresenta discussões acerca da Educação Infantil e sua trajetória até os dias atuais e reflexões sobre o planejamento docente e as práticas pedagógicas com os bebês. Como metodologia, adota uma abordagem qualitativa e, como procedimentos metodológicos, utiliza observações na turma de Berçário de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Lajeado (RS) e diário de campo. Além das observações, realiza entrevistas semiestruturadas com a professora e a recreacionista da turma. O estudo também acompanha o momento de planejamento – hora atividade – da professora. No decorrer da investigação, emergiram pontos de análises referentes à adaptação escolar, às situações de aprendizagem planejadas e à rotina escolar da turma. Por fim, o estudo considera que o planejamento docente leva em conta os documentos orientadores da escola, a faixa etária da turma, bem como suas necessidades. Já as práticas pedagógicas com os bebês são compostas por situações de aprendizagem planejadas e momentos da rotina escolar, tendo como essência o planejamento, além da relação entre cuidar e educar.
Descrição
Palavras-chave
Bebês; Educação Infantil; Planejamento docente; Práticas Pedagógicas
Citação
ECKERT, Fabíola Regina. Educação infantil: um olhar sobre o planejamento e as práticas pedagógicas com bebês. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2596.
Coleções