A influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul – ENOS (La Niña e El Niño) na ocorrência de inundações no Vale do Taquari – RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-03-26
Orientador
Ferreira, Everaldo Rigelo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A região do Vale do Taquari é fortemente atingida por inundações decorrentes de enchentes que vem causando prejuízos a diversos segmentos da economia, afetando diretamente a sociedade. Esta situação leva a necessidade de se encontrar indicadores para tais eventos, permitindo um maior preparo das autoridades diante a possível ocorrência de um novo evento. Buscou-se com o estudo, realizar o levantamento de dados de precipitação pluviométrica, períodos de atuação do fenômeno climático ENOS e eventos de inundações ocorridas na região. A proposta deste trabalho é de verificar se existe uma correlação entre os dados estudados, sendo o fenômeno ENOS o possível influenciador dos eventos de inundações sofridos na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas. Palavras-Chave: Inundações. Enchentes. Fenômenos Climáticos. El Niño. La Niña.
Descrição
Palavras-chave
Inundações; Enchentes; Fenômenos Climáticos; El Niño; La Niña
Citação
SALINI, Micheline Finatto. A influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul – ENOS (La Niña e El Niño) na ocorrência de inundações no Vale do Taquari – RS. 2012. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/264.
Licença