A educação como forma de sensibilização para a implantação da logística reversa

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Data
2019-06
Orientador
Gonçalves, Cátia Viviane
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Resumo
Os polímeros compõem uma fonte de materiais extremamente versáteis, e praticamente indispensáveis para o modo de vida humana atual. Atualmente o consumo em grandes proporções acaba gerando uma alta quantidade de resíduos, e estes quando não destinados de forma correta acabam criando um grande impacto ambiental. Os materiais poliméricos em sua maioria podem ser de grande potencial de reaproveitamento, trazendo com isso o assunto deste trabalho que é a logística reversa de embalagens plásticas e a volta como matéria prima. A logística reversa é um assunto que pode ser abordado na educação ambiental pelas escolas em qualquer série da educação na atualidade. As escolas desempenham um papel fundamental em prol do meio ambiente, pois elas conseguem mobilizar além dos alunos, seus familiares e toda a comunidade a desenvolverem novos hábitos. Com isso, também contribuem para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde a mesma traz a responsabilidade compartilhada entre todos os geradores de resíduos da cadeia produtiva: fabricante, comerciantes e os cidadãos/consumidores. O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos de uma escola de educação fundamental e trouxe um resultado de grande expressão na escola-comunidade, pois teve enorme participação de estudantes, professores, pais, moradores do bairro e até de localidades distantes da escola. Isso nos mostra que as pessoas estão dispostas a participar de programas ambientais, mas na maioria das vezes, se sentem perdidas sem informações e locais para realizar o descarte correto de seus resíduos.
Descrição
Palavras-chave
Polímeros; Logística Reversa; Reciclagem; Educação Ambiental
Citação
HOFFMEISTER, Karine. A educação como forma de sensibilização para a implantação da logística reversa. 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2646.