As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes

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Data
2019-06
Orientador
Detoni, Priscila Pavan
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Resumo
Este estudo objetiva conhecer os efeitos de comerciais de cervejas que foram veiculados livremente, principalmente pela mídia televisiva, e suas influências na subjetivação em adolescentes do sexo masculino. O comercial de cerveja, produto de fácil aquisição, de custo relativamente baixo e socialmente aceito, produz efeitos, em especial, na forma do adolescente se relacionar. Foi realizada uma análise qualitativa de dois comerciais de cervejas, sendo um de 2009 e outro de 2014, de marcas e propostas diferentes. A análise dos comerciais foi feita da forma como o artefato cultural influencia na construção da subjetividade dos adolescentes a partir da metodologia desenvolvida por Rosa Fischer. Identificou-se a erotização da mulher, em cenário paradisíaco, mostrando a valorização de uma masculinidade hegemônica, heterossexual e de um homem que precisa ser viril, conquistador e versátil. Essa produção traz a cobrança social esperada nessa fase de transição, e a relação que os jovens/adolescentes estabelecem com o álcool
Descrição
Palavras-chave
Adolescência; Álcool; Masculinidade; Propagandas; Artefato cultural
Citação
WIRTTI, Evaristo. As propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2658.
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