Avaliação da influência de elementos meteorológicos na vazão do lixiviado gerado no aterro sanitário do município de Lajeado/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-03-26
Orientador
Konrad, Odorico
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A destinação dos resíduos sólidos urbanos a aterros sanitários é largamente utilizada devido ao seu custo benefício. No processo de aterramento dos resíduos, estes se decompõem e como produtos desta decomposição são gerados biogás e lixiviado. O lixiviado é uma substância química altamente poluente que necessita ser tratada. A geração de lixiviado acompanha a operação dos aterros sanitários por muitos anos. Tanto os aterros sanitários quanto as estações de tratamento de efluentes (ETE) destes aterros sofre a influência de elementos meteorológicos, isto devido ao fato de estarem expostos ao ambiente. Sendo assim, este trabalho propõe a avaliação da influência dos elementos meteorológicos, temperatura ambiente e precipitação pluviométrica, na vazão de lixiviado gerado no aterro sanitário de Lajeado/RS. Esta avaliação pretende facilitar o projeto e operação destas ETE. Para a execução desta avaliação se realizou o monitoramento da vazão de lixiviado e dos elementos meteorológicos por nove meses e meio com a utilização de um medidor de vazão automatizado e uma estação hidrometeorológica. Por meio dos dados coletados pelos equipamentos, foi possível observar a influência da temperatura ambiente sobre a geração de lixiviado, e ainda, que a precipitação pluviométrica nem sempre exerce influência direta sobre a vazão de lixiviado. Palavras-chave: Lixiviado, Temperatura Ambiente, Precipitação Pluviométrica.
Descrição
Palavras-chave
Lixiviado; Temperatura Ambiente; Precipitação Pluviométrica
Citação
BASTIANI, Fernanda. Avaliação da influência de elementos meteorológicos na vazão do lixiviado gerado no aterro sanitário do município de Lajeado/RS. 2012. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/266.
Licença