Um andar pela escola: possibilidades do Acompanhamento Terapêutico (A.T.)

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Data
2019-06
Orientador
Dhein, Gisele
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Resumo
O Acompanhamento Terapêutico (A.T.) configura-se como um dispositivo clínico que objetiva a aproximação dos vínculos entre o acompanhado e seu laço social. É marcado pelo seu movimento, pelo setting clínico ser adaptável aos locais em que o sujeito convive e se desenvolve fisicamente e psicologicamente. Dentre os ambientes de sua vivência, a escola se destaca como um dos espaços mais influentes na vida do indivíduo. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir sobre a potência dessa proposta terapêutica dentro da escola como uma estratégia para o desenvolvimento psicossocial de um estudante. Enquanto procedimentos metodológicos, foram analisados os escritos cartográficos produzidos em relação ao andar da prática, elucidando os pontos principais da sua execução. Os relatos foram redigidos em narrativas para a realização da análise e para a inserção de aspectos observados pelo pesquisador. A partir da análise, foi possível observar o A.T. como uma ferramenta potente para problematizar, discutir e identificar os conflitos do cotidiano de um estudante, bem como propor ações para a minimização destes. Ao entrar em contato com a cultura e os espaços ambientados pelo estudante, tornou-se possível destacar aspectos que motivaram seus conflitos e, a partir disso, estabelecer estratégias para a sua solução.

Therapeutic Accompaniment (A.T.) is a clinical device which aims to approximate the links between the subject and his social bond. It is marked by its movement, by the clinical setting being adaptable to the places where the individual coexists and develops physically and psychologically. Among the environments of experience, the school stands out as one of the most influential spaces in the life of the subject. Therefore, the objective of this article is to discuss the potencial of this therapeutic proposal inside the schoolar space as a strategy for the psychosocial development of a student. As methodological procedures, the cartographic writings were produced in relation to the development of the practice, elucidating the main points of its execution. The reports were written in narratives for the accomplishment of the analysis and for the insertion of aspects observed by the researcher. From the analysis, it was possible to observe the A.T. as a powerful tool to problematize, discuss and identify the conflicts of a student's daily life, as well as propose actions to minimize them. By getting closer to the culture and spaces set by the student, it became possible to highlight aspects that motivated their conflicts and, from that, to establish strategies for their solution.
Descrição
Palavras-chave
Escola; Desenvolvimento Psicossocial; Acompanhamento Terapêutico; Psicologia Escolar; School; Psychosocial Development; Therapeutic Accompaniment; School Psychology
Citação
BAVARESCO, Gabriel. Um andar pela escola: possibilidades do Acompanhamento Terapêutico (A.T.). 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2689.
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