Medicalização e outras práticas de cuidado a crianças em um ambulatório de saúde mental de um município do Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Dhein, Gisele
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente artigo apresentará os resultados encontrados na pesquisa realizada em um ambulatório de saúde mental, cujo tema é medicalização da infância. O Conselho Federal de Psicologia (2015) aponta para a importância do tratamento em saúde mental de crianças, estar aliado a intervenções complementares, além do tratamento medicamentoso, essas que estejam em harmonia com ações, no âmbito psicossocial, intervenções psicoterápicas, intervenções grupais e quando houver a necessidade a intervenção medicamentosa. O artigo tem por objetivo identificar, através da pesquisa em prontuários, as práticas de cuidado, que são oferecidas para contribuir com o tratamento de crianças atendidas em ambulatório de saúde mental. Para atingir o objetivo do estudo, foram analisados 66 prontuários, de crianças atendidas pelo serviço em questão, com idades de 6 a 12 anos. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva.Como resultados identificamos o perfil dos usuários, salientando que a maior prevalência de crianças em tratamento de saúde mental é em meninos e, ainda, as principais práticas de cuidado no serviço dizem de atendimento psicológico e médico. Outro ponto analisado refere-se a porta de entrada no serviço, que ocorre, principalmente, por busca espontânea. Concluímos que o ambulatório de saúde mental, não produz a prática medicalizante, pois identificamos a oferta de tratamentos complementares ao cuidado das crianças selecionadas para o estudo.
Descrição
Palavras-chave
Medicalização; Saúde mental; Práticas de cuidado; Infância
Citação
RODRIGUES, Tayna. Medicalização e outras práticas de cuidado a crianças em um ambulatório de saúde mental de um município do Vale do Taquari. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2691.
Coleções